A companhia OS BURITI foi criada em 1995 e dedica-se a montar espetáculos para todas as idades fundindo diferentes linguagens artísticas.

Fundada por Eliana Carneiro, a companhia é composta por sua filha Naira Carneiro e pelos músicos Daniel Pitanga, Jorge Brasil, André Togni, Carlos Frazão, Marília Carvalho e Diogo Vanelli.

A Cia Os Buriti já montou 10 espetáculos autorais e também realiza projetos e pesquisas em arte educação.

Sediado em Brasília, o grupo já se apresentou por diversas cidades brasileiras e também no exterior (Portugal, Espanha, Alemanha e Índia) participando de festivais e encontros de teatro, dança e música.

A tônica do trabalho da Cia Os Buriti é o gesto e o movimento. Os espetáculos unem a força da cadência narrativa a uma fisicalidade que rompe barreiras entre o teatro e a dança. O intuito é despertar a imaginação de crianças e adultos por meio de histórias autorais baseadas na tradição popular de diferentes culturas.

Outra característica do grupo é a pesquisa e a criação de trilhas sonoras originais executadas ao vivo e a confecção de livretos e programas ilustrados para colorir e ler.