Caravana Buriti

Desde 2010 a companhia Os Buriti realiza o projeto Caravana Buriti – Arte Educação na Estrada. A Caravana oferece espetáculos e oficinas gratuitas em escolas públicas e praças de pequenas cidades ou de cidades com grande índice de violência, trabalhando diretamente com crianças, professores e comunidade.

A Caravana Buriti é um projeto de itinerância educacional e artística que se propõe, primeiramente, a desenvolver metodologias em arte-educação que possam inspirar

professores e despertar o interesse das crianças pelas artes, bem como fomentar processos criativos no amplo exercício da cidadania.

O projeto visita escolas públicas e vai de sala em sala para desenvolver as suas atividades. Os professores também recebem oficinas específicas. Aos finais de semana, espetáculos e oficinas são oferecidos nas praças das cidades.

Metodologia

A Caravana Buriti se propõe a apresentar pequenas encenações como parte das oficinas, dentro das salas de aula.

A companhia faz pequenas apresentações musicais, de dança, teatro, bonecos e contação de histórias, introduzindo os variados temas das oficinas a serem desenvolvidas pelo grupo de crianças e professores.

Dessa forma pretende-se despertar o interesse da turma para as artes, sensibilizando-os para uma posterior imersão no processo criativo e colaborativo a ser desenvolvido.